A Origem e História da Umbanda

Introdução 

Existem inúmeros conceitos acerca do surgimento e da história da Umbanda, cada um com seu fundamento religioso. Preferimos dizer que a Umbanda é uma religião milenar e brasileira em suas origens. O termo Umbanda nunca existiu em outro lugar fora do Brasil. 

A transmissão do conhecimento espiritual

Umbanda e o Aumbandan – Conceito Esotérico das Escolas Iniciáticas

De acordo com os conceitos esotéricos das escolas iniciáticas, todas as outras religiões teriam surgido, ao longo dos milênios, a partir da fragmentação do Aumbandan — que significa “o conjunto das leis divinas” — ocorrido em plena Atlântida. O primeiro filósofo a trazer a existência de Atlântida foi Platão, no século IV a.C., que introduziu a ilha em dois de seus diálogos socráticos (Timaeus e Critias). Segundo o entendimento dessa teoria esotérica, tanto na Lemúria quanto na Atlântida, o Aumbandan era o Conhecimento-uno, transmitido a todos pela pura raça vermelha, a primeira raça a habitar o planeta Terra. 

Religião Primária 

Ainda conforme esse entendimento, o Aumbandan era considerado a Religião-primária, composta pelos quatro pilares do conhecimento humano: Arte, Filosofia, Ciência e Religião. Ao fragmentar-se, teria dado origem às religiões, filosofias, ciências e artes de todos os tempos. É por isso que para muitos a Umbanda é uma mistura de religiões, onde são agregados todos os espíritos que se dediquem a trazer conhecimento em prol da evolução da Humanidade.

Deixe um comentário