Idealização no Plano Astral
A tradição nos leva a crer que o Movimento Umbandista teve sua idealização há cerca de 500 anos no Plano Astral, já na época do descobrimento do Brasil. Vários espíritos foram convocados para organizar o movimento que iria emergir no solo brasileiro, local escolhido para esse “ressurgimento”.
Preparação para a Implantação
Em 1898, após a abolição da escravatura, uma entidade chamada Caboclo Curugussú preparava o ambiente Astral do Brasil para a implantação da Umbanda. Ele dizia ter vindo trazer a Umbanda, atuando tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro.
O Renascimento da Umbanda
Em 15 de novembro de 1908, um rapaz de 17 anos, chamado Zélio Fernandino de Moraes, natural de Niterói, RJ, incorporou um espírito chamado Caboclo das 7 Encruzilhadas, que declarou fundado o primeiro Templo de Umbanda.
“Vim para fundar a Umbanda no Brasil, aqui inicia-se um novo culto em que os espíritos de pretos velhos africanos e os índios nativos de nossa terra, poderão trabalhar em benefícios dos seus irmãos encarnados, qualquer que seja a cor, raça, credo ou posição social. A prática da caridade no sentido do amor fraterno, será a característica principal deste culto”
– Caboclo das 7 Encruzilhadas